"Bem vindos ao blog de Comunicação Digital da Unip"

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Dicas para prova de Oficina de Textos

Nesta quinta-feira, o professor Marcelo Apontes, de Oficina de Textos abriu as portas para assistir a aula dele na sala de Design Gráfico e tentar entender um pouco mais sobre Coesão e Coerência para poder repassar esse conhecimento para voces.


Vou preparar um pequeno resumo e postar no blog entre este sábado e domingo para estudos, junto com um resumo da matéria, coisa que devo fazer diariamente na próxima semana para cada uma das disciplinas como reforço acadêmico.


Durante a aula do Apontes consegui descobrir algumas informações muito importantes que serão úteis para auxiliar no processo de estudo e aprendizado da matéria dele:


- Coesão e Coerência terá peso redobrado, em relação ao Tipo de Desenvolvimento, Organização de Discurso e Função Comunicativa. 
- Serão consideradas respostas que além de respondidas corretamente (exemplo - recorrência de termos) possam ser explicada razoavelmente (exemplo - por ter aparecido o mesmo carro tres vezes).
- Tópico frasal - é sempre uma afirmação
- Tipo de desenvolvimento - é definido pelo tópico e pode mudar todo o conceito das outras funções


E para finalizar as duas melhores dicas que podem parecer óbvias, mas que irão servir para resolver, ou amenizar o problema da NP1:


- Fazer todos os 45 exercícios de videos que ele sugeriu
- Estudar e revisar os conceitos da apostila



Um comentário:

  1. 1. Terão maior peso, as questões relacionadas à matéria do Bimestre (Coesão e Coerência);
    2. As questões se basearão em análises de textos mistos (ou sincréticos);
    3. Por tratar-se de análise e identificação de teoria aplicada, os alunos poderão consultar anotações, esquemas, resumos ou outras fontes bibliográficas;
    4. A avaliação terá início meia-hora após o horário de início da aula (chegue cedo e tire suas dúvidas);
    5. Os alunos só poderão sair após meia-hora do início da prova (caso alguém tenha um contratempo, não poderá entrar se algum aluno já saiu);
    Qualquer dúvida, esclareça-a com o professor. Qualquer afirmação que ultrapasse as elencadas e operadas para adquirirem outra conotação além da intenção do autor, melhor captada quando da sua emissão, em sala de aula, vem daquele que divide.

    Grato,

    Marcelo Apontes

    ResponderExcluir