"Bem vindos ao blog de Comunicação Digital da Unip"

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Informação Importante - para quem for no File

O professor Marcelo Apontes, de Oficina de Textos, passou o seguinte documento para ser observado após sua ida ao File, nesta quarta, no sábado, ou quando forem. Prestem atenção no formato:


UNIP - Universidade Paulista            Campus Paulista
Comunicação Digital            Produção Audiovisual
Oficina de Textos            Prof. Marcelo Apontes

Nome dos aluno            Email            RA
Nome dos aluno            Email            RA
Nome dos aluno            Email            RA
Nome dos aluno            Email            RA
Nome dos aluno            Email            RA
Nome dos aluno            Email            RA

FILE 2010

De 07 de julho a 29 de agosto a 11ª edição do FILE – Festival Internacional de Linguagem Eletrônica acontece no Centro Cultural FIESP (Av. Paulista, 1313 – metrô Trianon-MASP) com instalações interativas.

Roteiro de Trabalho

As equipes (com 6 membros) deverão:
  1. Interagir, se possível auxiliados pelos monitores, com cada um dos dispositivos expostos.
  2. Escolher uma das obras e nela identificar:
    1. Que elementos comunicativos concretos ela utiliza para construir sua mensagem?  (Quais formas, quais cores, quais sons. Apenas discrimine os elementos que se constituem como sinais de comunicação, ou seja, os signos com os quais a mensagem se estabelece entre emissor e receptor.)
    2. Uma vez identificados os signos, nesse passo será a mensagem, com seu sentido literal, referencial, conceitual (denotação) que será identificado. O que ela comunica? O que ela expressa objetivamente? Qual é o texto denotativo, qual a unidade de sentido desse texto?
    3. O texto por trás do texto. Quais as sensações que o texto desperta, qual o sentido figurado (conotação) que os elementos (signos) da obra parecem transmitir. Obs: O grupo deve discutir essas interpretações, justificando-as e redigi-la quando chegarem a um consenso (e se necessário incluir o mínimo de ressalvas de alguém porventura discordante da opinião geral do grupo). Deve-se expressar nesse tópico o texto conotativo.
  3. Registrar fotograficamente a equipe de trabalho em frente a obra escolhida e inseri-la no final do relatório.
  4. Currículo do autor.
    1. De onde é? O que faz atualmente? Qual sua formação? Quais seus outros trabalhos ou atividades relevantes?
    2. Desejável, mas não obrigatório será uma pequena entrevista com o autor (se conseguirem contato com o mesmo) com perguntas que sondem suas motivações para a realização de seu projeto.

Como será avaliado o trabalho: Uma das questões da prova NP1 solicitará que o aluno relacione conceitos explorados pela disciplina com a obra escolhida para realizar o relatório.

Dicas para a realização: Para a redação do relatório é importante que o aluno interaja com as obras, para que mais tarde consiga associar os conceitos trabalhados em aula com a experiência comunicativa vivenciada no FILE. Aconselhável estarem munidos com material para anotação durante as interações com cada obra afim de facilitar o debate entre o grupo, a escolha da obra e a realização do relatório.

Data de entrega: de 20 a 24 de setembro.

O trabalho não deve possuir capa nem encadernação. Apenas cabeçalho e o desenvolvimento em folhas A4 grampeadas.

Um comentário:

  1. Paulo, é o luiz, achei um site bem legal, q tem tudo a ver com o q nos estudamos... se vc quiser posta ai no blog. o end é esse:

    http://www.telabr.com.br/

    abrçs

    ResponderExcluir